4 cuidados que você deve tomar antes de expandir sua unidade de franquia

cuidados ao expandir unidade franquia

Você encontrou uma boa franqueadora, abriu uma unidade de franquia e percebeu que os negócios estão indo bem. O lucro está bom, você não está tendo problemas com fornecedores, os clientes estão satisfeitos, os funcionários estão trabalhando bem e a franqueadora está fornecendo todo o suporte solicitado. Com um negócio indo bem assim, pode vir a ideia:

Por que não expandir e abrir mais uma unidade da minha franquia?

Abrir uma outra unidade, inicialmente, pode parecer uma opção interessante com novas possibilidades de conquistas no mercado e de ver seus investimentos rendendo e os negócios crescendo. Mas será que essa é a hora certa de pensar em uma expansão?

É isso que vamos te ajudar a descobrir neste texto.

1. Entenda por que você quer expandir sua rede de franquias:

Em primeiro lugar, é bom que você se pergunte qual é a principal razão para pensar em inaugurar uma nova unidade. Será que essa é uma decisão impulsiva ou é um projeto baseado em análises consistentes? Esse é o momento certo para dar um passo como esse? O mercado está preparado e seguro para uma expansão?

Se as respostas forem sim para a expansão, considere mais uma questão: você pesquisou o suficiente, conversou com a empresa franqueadora e entendeu que essa é a hora certa de dar esse passo ou você está apenas visando mais lucro, sem pensar nas consequências?

Tudo isso deve ser levado em consideração antes de você pensar em investir em mais uma unidade de franquia.

2. Analise a unidade já existente:

Expandir o negócio e lucrar mais é sempre um desejo dos empreendedores. Mas será que a sua franquia está pronta para isso? A unidade ou as unidades existentes já não conseguem mais cumprir a demanda? Você já pesquisou se outras partes da cidade comportam uma segunda unidade do seu negócio? O lucro da unidade existente será suficiente para cobrir os custos da abertura de uma nova unidade?

E o pessoal?

Você tem pessoas nas quais confia e que podem ajudar durante a expansão? Existem funcionários leais e capacitados o suficiente para tocar a unidade existente enquanto você estiver trabalhando na nova? Esses são pontos a se pensar antes de prosseguir. Ampliar sua rede sem ter demanda ou sem ter pessoas capacitadas para cuidarem do seu negócio pode acabar sendo um passo em falso.

3. Entenda o que a sua franqueadora permite:

Antes de abrir uma segunda unidade da sua franquia, é bom entender o que a franqueadora que você escolheu permite. Algumas exigem que não exista mais do que uma unidade franqueada em cada cidade ou não permitem que um franqueado tenha mais do que uma unidade da franquia. Esse é o tipo de questão que você sempre deve pesquisar antes de escolher uma franquia para investir, mas caso já esteja gerenciando uma unidade de franquia e pensa em abrir outra, é a hora de sentar e estudar as condições da franqueadora sobre expansões.

4. Converse com a franqueadora:

Lembre-se de que a franqueadora está ali para te ajudar e que:

  • Ninguém sabe mais sobre o modelo de negócios e as possibilidades da sua franquia do que a empresa franqueadora. Por isso, não tome nenhuma decisão antes de consultá-los;
  • Se a franqueadora achar que ainda não é a hora de expandir, pondere. Pode ser mesmo que o momento não seja o mais oportuno;
  • E não vai compensar você colocar em risco um negócio que está indo bem investindo em uma outra unidade que pode trazer problemas e prejuízos;
  • Converse também com outros franqueados que já passaram pelo processo de expansão. Veja quais passos eles tomaram, se acham que tomaram a melhor decisão, os desafios que encontraram. Tudo isso pode ser muito enriquecedor na sua jornada de expansão;
  • Se não for a hora certa, esperar não é um problema e sim uma precaução.

Se a ideia é investir em um novo negócio ou transformar o seu atual em uma unidade de franquia, então você precisa conhecer a Amiste Café. Somos uma franqueadora com grande potencial de sucesso e com franqueados muito satisfeitos. Quem abre uma franquia da Amiste Café conta com toda a expertise e o know-how da empresa para tomar as melhores decisões e crescer sem correr riscos.

Também vale lembrar que ao investir em uma franquia Amiste Café, você está colocando o seu dinheiro em um negócio inovador e único no mercado. Possuímos grande potencial de crescimento e somos uma ótima escolha para você que deseja empreender e crescer em longo prazo.

Se quiser conhecer mais sobre o nosso modelo de negócios, visite nosso site e entre em contato. Agora, se você já um franqueado Amiste Café e pensa em abrir mais uma unidade, converse com a gente. Daremos todo o suporte para você crescer!