Mês da mulher: 4 dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso

No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e o mês todo acaba sendo marcado por comemorações e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. A essa altura nós já sabemos que há muito as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e que muitas têm atuado como empreendedoras, investidoras e donas de seus próprios negócios.

São muitas as histórias de sucesso envolvendo mulheres que criaram a sua própria empresa e hoje gerenciam com maestria grandes equipes. E é justamente pensando em você, mulher, que pensa em abrir seu próprio negócio, mas que ainda está um pouco hesitante, que reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar a tirar o seu sonho em se tornar uma empreendedora de sucesso do papel.

1. Entenda que você é capaz de gerenciar um negócio:

Muitas mulheres ainda hesitam em empreender porque acabam sendo tomadas pela falsa ideia de que, para uma mulher se dar bem no mercado empreendedor, terá que passar por muitas dificuldades. Claro que existirão desafios, assim como em várias outras áreas, mas é bom que você saiba que diversas profissionais estão no mercado, investindo e empreendendo cada vez mais, e que é perfeitamente possível abrir e administrar o seu próprio negócio.

Tanto é que em um levantamento realizado pelo SEBRAE, em 2016, constatou que o número de mulheres empreendedoras era superior ao de homens, já que elas representavam 51,5% dos novos empreendedores enquanto eles, 48,9%. Além desses dados sobre a quantidade de empresárias, uma pesquisa recente apontou outro dado positivo. Segundo a consultoria McKinsey as empresas gerenciadas por mulheres têm 21% mais chances de alcançar resultados acima da média. Ou seja, o empreendedorismo feminino já é uma realidade e tem dado muito certo.

Histórias de sucesso são o que não faltam e no Brasil e no mundo é cada vez maior o número de empresas criadas e gerenciadas por mulheres. Por isso, se o seu sonho é ter independência financeira gerenciando o seu próprio negócio, saiba que isso é completamente possível e você é capaz. Inspire-se lendo histórias de mulheres que são donas de grandes empresas, leia sobre suas trajetórias e trace seu próprio caminho.

2. Planeje-se e tenha metas:

Você decidiu que vai abrir um negócio. Se isso está claro para você, agora é hora de tirar essa ideia do papel. Comece a se planejar e entenda que tipo de negócio será o melhor para o seu perfil. Note em quais áreas você possui mais afinidade e procure por opções para empreender nesses ramos. Pesquise sobre o mercado. Entenda como ele funciona na região na qual você quer investir. Saiba o quanto de capital inicial será necessário investir e quais são as possibilidades de lucro, bem como os riscos. Veja se o melhor é criar algo inédito ou optar, por exemplo, por abrir uma franquia. Se aprofunde sobre o que você quer mesmo fazer e a partir daí crie metas. Estabeleça um período para a pesquisa do negócio, outro para o investimento, outro para a abertura da empresa etc. Colocando metas fica muito mais fácil atingir o objetivo final.

3. Persista:

Empreender não é uma tarefa fácil para ninguém. É por isso que muitas pessoas optam por continuar em seus empregos seguros ao invés de abrir seus próprios negócios. Mas o segredo para quem quer gerenciar uma empresa é ser persistente. Pode ser que no começo você fique um pouco confusa sobre todo o processo e até pense que aquela não é uma boa ideia, mas persista. Se você quer mesmo muito ser uma mulher empreendedora, você encontrará o seu caminho. Estude muito, converse com outras donas de empresa, crie seu networking e não desista. Passo a passo você dominará todos os processos para criar o seu negócio e dará conta de gerenciar o empreendimento com sucesso.

4. Saiba gerenciar:

Depois da escolha sobre o modelo de negócio em que irá investir; reunir o capital inicial necessário para o investimento; alugar o ponto de vendas e de fato abrir a sua empresa, é hora de gerenciar! Existe aquela ideia de que líderes nascem com essa habilidade, mas a verdade é que gerenciar pessoas é uma tarefa que se aprende na prática também, com muito empenho. Cerque-se de pessoas competentes e que tenham vontade de crescer com você. Entenda que nem sempre você conseguirá estar à frente de tudo e que delegar é algo comum e necessário. Tenha ao seu lado pessoas nas quais você confia. Crie um time de funcionários com vontade de crescer e com certeza o sucesso virá.

Se você é mulher e está pensando em empreender, abrir uma franquia pode ser uma ótima opção. E nós da Amiste Café estamos dispostos a te ajudar a realizar esse sonho. Somos uma empresa com unidades espalhadas por várias regiões do Brasil e referência no mercado de aluguel de máquinas de café. Além disso, possuímos um modelo de negócio inovador e único no mercado. Para se inspirar ainda mais, veja o depoimento de uma de nossas franqueadas. Visite nosso site e saiba mais!