Como saber se tenho dinheiro suficiente para investir em uma franquia?

Você tem o sonho de empreender e se deu conta de que abrir uma franquia é o ideal para você, já que os riscos são menores, as chances de sucesso são altas e, sabendo escolher bem a franqueadora, é possível obter um bom lucro em um espaço de tempo razoável. E pensando nesse investimento em longo prazo, você começou a economizar e juntou um bom capital, e é nesse momento que bate a dúvida: será que essa quantia é o suficiente para investir em uma franquia? Quais são os gastos que devo levar em conta antes de pensar em investir? É aconselhável pegar empréstimos, ou o melhor a se fazer é só abrir o negócio quando tiver a quantia necessária?

Essas são dúvidas comuns de quem está começando a empreender e, para que você não acabe dando um passo em falso, reunimos algumas informações que podem ser úteis.

Escolha em qual segmento irá investir:

Em primeiro lugar, você tem que ter em mente o tipo de segmento no qual quer investir. Nesse momento, vale a pena levar em consideração que tipos de negócio com os quais se identifica, que áreas de atuação tem mais a ver com o seu perfil pessoal, entre outras questões. Se você optou por investir no setor alimentício, por exemplo, é hora de pesquisar quais são as opções mais rentáveis e qual é o valor necessário para o investimento inicial nas franquias que você julgou mais interessantes. As franqueadoras, sites e revistas especializadas no setor costumam divulgar qual é o valor inicial aproximado para investir em determinadas franquias. Esse é um dado importante a se levar em consideração. Caso você não tenha o capital inicial necessário, talvez seja a hora de repensar o investimento.

É possível conseguir financiamento e linhas de crédito para começar o seu negócio, mas o ideal é que a maior parte do investimento inicial seja seu.

Analise bem o plano de negócios:

Antes de fazer o investimento em uma franqueadora é bom analisar o plano de negócios da franquia escolhida. As franqueadoras disponibilizam seus planos de negócios e, através deles, é possível ter uma ideia melhor da rentabilidade daquela franquia. É no plano de negócios que você vai saber, aproximadamente, quais serão os seus gastos iniciais e em quanto tempo você deve conseguir o retorno esperado.

Mesmo assim é sempre indicado que você conte com a ajuda de alguém que entende de economia e para montar seu próprio plano de negócios com as informações fornecidas pela franqueadora. Só assim você terá certeza de que tem os recursos necessários e que esse investimento é mesmo a melhor escolha para você. Vale lembrar que o plano de negócios é um dos documentos exigidos no caso de você precisar de um empréstimo de um banco, por exemplo. Então é bom tê-lo em mãos e estudá-lo muito bem.

Cuidado com gastos inesperados:

Outro ponto a se levar em consideração são os gastos inesperados. A maioria das franqueadoras não leva em conta no plano de negócios os gastos extras que você venha a ter no aluguel do ponto de vendas, por exemplo. Se você porventura optar por abrir uma franquia em um shopping, as chances de acabar gastando mais do que imaginava são grandes. Um ponto de vendas em um shopping exige o pagamento das luvas, do aluguel da loja, do condomínio do local, além do gasto extra com funcionários e horas-extras. Antes de investir é bom que você leve em conta o local onde abrirá sua unidade de franquia e quanto isso pode te custar a mais.

Lembre-se do capital de giro:

Além disso tudo que já comentamos, é bom que você tenha em mente que, para um negócio dar certo, será necessário ter um capital de giro suficiente. Capital de giro é um dinheiro a mais com o qual você tem que contar para custear as operações da sua franquia enquanto ela não começa a dar lucro. Ou seja, você tem que ter também uma quantia suficiente para cobrir despesas e ainda um extra para aplicações ou reserva de capital.

É por isso que é tão importante elaborar um plano de negócios muito detalhado, para que você saiba exatamente quanto precisa para investir e para que não tenha surpresas desagradáveis.

A Amiste Café:

Se você tem um dinheiro que guardou pensando em investir em uma franquia que, de fato, te traga bons resultados, você precisa conhecer a Amiste Café. Somos referência no mercado de aluguel de máquinas de café e temos um modelo de negócios inovador e único no mercado. Trabalhamos com as melhores máquinas e os melhores insumos e ainda temos um time de franqueados muito satisfeito com os resultados que vem obtendo. Quer saber mais? Visite nosso site e venha conversar com a gente! Você não vai se arrepender de entrar para este time.