Dúvidas sobre franquias? Respondemos aos principais questionamentos

Investir em franquias é uma das formas mais seguras de abrir um negócio próprio. Com bastante espaço no mercado brasileiro, o setor de franquias vem apresentando crescimento e resultados cada vez melhores. Porém, para possíveis empreendedores, pode haver algumas dúvidas cruciais sobre como funciona o setor e que emperram o investimento.

Questões como: quais os cuidados que devem ser tomados antes de abrir o negócio? Qual é o investimento ideal necessário? Quais as minhas vantagens enquanto franqueado? Buscamos responder alguns dos questionamentos mais comuns neste texto.

Quais cuidados devo tomar antes de abrir uma franquia?

Em primeiro lugar é preciso pesquisar bastante. Tenha em mente com quais áreas você tem mais afinidade, pesquise empresas que atuem nesses segmentos, entre em contato com franqueados e consiga o máximo de informações possíveis. Também é importante que você analise com cuidado um documento chamado COF (circular de oferta de franquia). Ali estão todas as informações importantes sobre o modelo de negócio da franquia escolhida. Caso você tenha alguma dúvida, não custa nada levar o documento até um advogado especializado para esclarecer tudo antes de investir, de fato, naquela empresa.

Como franqueado, quais vantagens eu tenho?

Franquias são, em geral, negócios mais estáveis e seguros do que empreendimentos feitos do “zero”. Isso porque estamos falando de marcas que já estão consolidadas no mercado e que são reconhecidas pelo grande público. Além disso, você conta com um modelo de negócios que já foi testado e que já está pronto, e mais que isso, ainda tem o suporte da empresa franqueadora sempre que precisar.

Esse suporte te ajudará em todas as etapas do processo. Desde a escolha do ponto de vendas até a contratação da mão de obra, treinamento de equipe, contato com fornecedores, entre outros. Ou seja, a sua maior vantagem como franqueado é ter suporte e segurança, além de mais chances de sucesso.

Quanto devo investir?

Isso vai depender de qual franquia você vai escolher. Cada franquia possui um investimento inicial próprio e você pode saber melhor sobre valores ao conversar diretamente com a empresa. Porém, em geral, os gastos iniciais de abrir uma franquia incluem taxa de franquia, o direito de uso da marca, estoque inicial, reforma e aluguel do ponto de venda, além do capital de giro. Vale lembrar que optar por empréstimos para abrir uma franquia é uma opção, mas não é o mais indicado. O ideal é que você tenha o dinheiro suficiente para investir sem ter que lidar com financiamentos. Isso diminui riscos.

Qual será minha margem de lucro?

Essa é outra pergunta que depende muito do tipo de franquia que você escolher. É importante ficar atento à rentabilidade da franquia escolhida e à margem de lucro estipulada. É sempre bom lembrar que franquias que são localizadas em locais como shoppings, por exemplo, podem ter que lidar com gastos que nem sempre estarão previstos como por exemplo luvas, gastos extras com turnos de funcionários entre outras questões.

Se você está procurando uma boa franquia para investir, você precisa conhecer a Amiste Café. Somos uma empresa referência no mercado de aluguel de máquinas de café e trabalhamos no modelo B2B, vendendo diretamente para outras empresas. Temos unidades espalhadas por várias regiões do Brasil e um time de franqueados muito feliz com o resultado obtido com o investimento. Quer saber mais? Ainda tem dúvidas? Visite nosso site e entre em contato com a gente!