5 erros de empreendedores iniciantes que você deve evitar cometer

Abrir e gerenciar o próprio negócio é o grande sonho de muitas pessoas. Mas empreender pressupõe desafios e por isso é muito importante tomar alguns cuidados para que a jornada para abrir seu próprio negócio realmente funcione. E é pensando em você, que está abrindo seu primeiro negócio agora, reunimos aqui alguns erros comuns de empreendedores iniciantes que você deve evitar cometer.

1. Pensar apenas na parte financeira:

Antes de abrir o seu negócio, é claro que você irá pesquisar bastante para escolher um modelo de empreendimento que seja rentável. Mas lembre-se: isso não é o mais importante. Se você optar por um negócio que seja muito lucrativo, mas com o qual você não tenha o mínimo de familiaridade, pode ser que você acabe tendo um resultado pouco satisfatório. Afinal, estará trabalhando com algo que não conhece e do qual não gosta. Antes de optar pelo modelo de negócios no qual investir, lembre-se que trabalhar no que gosta e com prazer é também o que vai garantir o seu sucesso.

2. Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais:

Esse é um erro relativamente comum entre os empreendedores de primeira viagem. Quando você abre um negócio sem ter muita experiência, pode ser que você acabe misturando suas finanças pessoais com as finanças da empresa. Não é raro que uma pessoa que acabou de abrir um negócio acabe usando dinheiro da empresa para cobrir despesas do dia a dia como contas da casa, fatura do cartão, gasolina do carro, etc.

A impressão que se tem é que pegar um pouquinho do dinheiro que está sobrando no caixa da empresa para cobrir uma ou outra despesa pessoal, não fará muita diferença. Mas a verdade é que isso pode se tornar um hábito bastante perigoso, já que retiradas constantes podem fazer com que o caixa da empresa acabe desfalcado. O ideal é fixar uma quantia mensal para tirar dos ganhos, como se fosse um salário, sempre na mesma época, e ter um planejamento financeiro bastante bem organizado.

3. Não contar com uma equipe bem treinada:

Investir nos funcionários é tão importante quanto investir na infraestrutura da sua empresa. Afinal, se você quer que o seu negócio dê certo, é fundamental contar com uma equipe bem preparada e que esteja disposta a fazer sua empresa crescer. Na hora de contratar funcionários, não vale muito tentar economizar para contratar pessoas sem experiência ou que não pareçam estar comprometidas. Montar uma equipe competente e treiná-los da maneira correta é meio caminho andado para que o seu negócio dê certo.

4. Não estudar a concorrência:

Por mais que você opte por um modelo de negócio inovador, é bom que você se lembre que você não será o único no mercado. Por isso, desconsiderar a concorrência pode ser um erro bastante perigoso. Antes de elaborar suas estratégias de negócio, fique atento às empresas e marcas concorrentes, pesquise o que eles têm feito e tente se sobressair. Se você não leva a sua concorrência em consideração, você corre o risco de acabar fazendo mais do mesmo, e pode não conseguir o espaço que precisa no mercado.

5. Não saber ouvir:

Outro erro comum dos empreendedores iniciantes é não saber ouvir. Existe aquela ideia de que você estudou muito e sabe exatamente o que está fazendo. Mas a verdade é que, quando não temos muita experiência, estamos sempre sujeitos a erros. Por isso, esteja sempre aberto a ouvir pessoas que estejam no mercado a mais tempo que você e, no caso de estar investindo em uma franquia, esteja sempre aberto a ouvir as sugestões e dicas da franqueadora. Lembre-se que quem tem experiência no mercado com certeza te dará dicas valiosas.

A Amiste Café:

Se você está querendo abrir seu próprio negócio, mas não sabe muito bem por onde começar, você precisa conhecer a Amiste Café. Somos uma empresa de aluguel de máquinas de café que trabalha no modelo B2B, vendendo diretamente para outras empresas. Contamos com as melhores máquinas e os melhores insumos e temos unidades espalhadas por várias regiões do país. Para saber mais, visite nosso site e conheça nosso plano de negócios!