4 dicas para evitar problemas ao abrir uma franquia

Você quer investir em um negócio próprio e, por isso, está cogitando abrir uma franquia. Além de ser um modelo de negócios estável, é um tipo de investimento mais seguro para quem não tem muita experiência como empreendedor. Optando por uma franquia, você contará com toda ajuda e suporte da empresa franqueadora. Mas mesmo que franquias sejam investimentos menos arriscados do que negócios começados “do zero”, é sempre bom tomar alguns cuidados para evitar problemas na hora de abrir o seu próprio negócio.

Para que você não entre em nenhuma “furada”, nós reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar na hora de abrir uma franquia:

1. Faça as contas e veja se você tem o capital necessário:

Essa é uma daquelas dicas que são básicas, mas não deixam de ser super valiosas. Se você quer investir em um negócio próprio, inicialmente, faça um plano de negócios e calcule se há capital suficiente para abrir a franquia desejada. Caso ainda não tenha e mesmo assim deseje empreender, saiba que optar por empréstimos e financiamentos é sempre uma escolha mais arriscada, principalmente se você não tem muita experiência em empreender.

Por mais que ser dono do próprio negócio seja um grande sonho seu, é melhor esperar para investir com segurança, do que fazer as coisas às pressas e acabar tendo um resultado negativo.

2. Converse com outros franqueados:

Se jogar em um negócio no escuro é sempre um risco. Por isso, por mais que você tenha pesquisado sobre uma franquia que julga ser um bom negócio, é sempre bom procurar por outras opiniões. Converse com outros franqueados, veja se eles estão satisfeitos por ter investido naquele negócio, entenda quais são os passos que você terá que tomar até que aquele investimento se torne um sucesso, entre outros. Por mais que você consiga reunir informações a partir da internet ou da própria franqueadora, ninguém sabe mais do que os franqueados que já passaram pelas mesmas etapas que você precisará passar.

3. Pesquise bem sobre onde abrir sua unidade:

Cada franquia tem suas particularidades e acreditar naquilo que a franqueadora e outros franqueados te dizem é a melhor opção. Mesmo que você tenha na cabeça que abrir, por exemplo, uma franquia no shopping é a melhor opção, pode ser que o seu seguimento se dê melhor em um ponto de venda no comércio de rua. Na hora de abrir sua unidade, vale muito abandonar conceitos pré-formados e investir naquilo que está provado que irá dar certo.

4. Entenda sobre o mercado e o seu segmento:

Estudar é a palavra chave para qualquer pessoa que queira empreender. Ao abrir uma franquia, é claro que você contará com todo o apoio da empresa franqueadora, mas isso não significa que a franqueadora irá gerenciar o negócio por você. Por isso, é essencial que você pesquise e entenda muito bem não só sobre o mercado de franquias, como também sobre o segmento no qual está investindo. Falta de conhecimento é algo que pode fazer com que a sua franquia dê errado, já que você pode acabar tomando decisões pouco inteligentes durante o processo.

A Amiste Café:

Se você pensa em investir em uma franquia, mas não sabe muito bem por onde começar, você precisa conhecer a Amiste Café. Somos uma empresa referência no mercado de aluguel de máquinas de café e trabalhamos no esquema B2B, vendendo para outras empresas. Além disso, possuímos unidades espalhadas por várias partes do país e contamos com franqueados bastante satisfeitos. Estamos prontos para solucionar qualquer dúvida e te ajudar a abrir um negócio de sucesso. Quer saber mais? Visite nosso site e agende uma conversa com a gente!