Investir ou abrir um negócio: qual a melhor opção para mim?

Você trabalhou bastante durante muitos anos, e por isso conseguiu juntar algumas economias. Mas, ao perceber que investimentos tradicionais como a poupança, por exemplo, têm trazido pouco retorno, talvez você esteja procurando novas formas de fazer com que o seu dinheiro renda e garanta um futuro confortável para você e para a sua família.

E é neste momento que acabam vindo aquelas dúvidas: será que é melhor investir este dinheiro na poupança, bolsa de valores e mercado de ações, ou optar por abrir um negócio próprio? Qual é a melhor opção para quem quer ver o dinheiro render e ainda ter a oportunidade de poupar uma quantia para não ter surpresas futuras? Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a fazer essa escolha de maneira mais fácil.

Investir ainda vale a pena?

Essa é a dúvida de muitas pessoas. Há alguns anos, deixar o dinheiro parado na poupança, por exemplo, garantia um bom rendimento e possibilitava uma vida mais tranquila. Porém, de uns tempos para cá, a poupança acabou se tornando um investimento menos rentável do que no passado e é preciso procurar outras opções para ver o seu dinheiro rendendo de fato.

Seria uma mentira se disséssemos que investir não vale mais a pena. Sabendo qual modalidade escolher e diversificando sua carteira de aplicações, deixar o dinheiro investido pode ser uma boa alternativa para fazer com que as suas economias se multipliquem e, assim, garantir um futuro mais confortável. Se você é uma pessoa que tem um perfil mais conservador, não gosta muito de correr riscos, está satisfeito com a vida que leva e com o emprego onde está, talvez essa seja mesmo a melhor opção para você.

Se você chegou a esse texto, é muito provável que tenha o sonho de empreender. Então nós temos algumas dicas para dar.

Empreender é a melhor escolha?

Em primeiro lugar, antes de pensar em abrir um negócio, é importante que você se faça perguntas sinceras como: sempre quis ter um negócio próprio? Empreender sempre foi o meu objetivo? Estou preparado para doar horas do meu tempo nos primeiros anos, trabalhando muito para que a empresa dê certo?

Se a resposta geral for sim, empreender pode ser o melhor caminho. Se você guardou o dinheiro necessário para investir em um negócio, está disposto a trabalhar bastante e quer ter a liberdade e a independência de ser seu próprio chefe, então já é possível iniciar seu caminho como empreendedor.

Porém é preciso ter cautela. Para que esse sonho saia do papel será preciso pesquisar, entender quais são as melhores escolhas, procurar por um ramo com o qual você se identifique, verificar quais são as empresas e modelos de negócio que mais valem a pena e etc… A partir daí é preciso criar um plano de negócios, entender se você tem todo o dinheiro necessário para abrir sua empresa e, aí sim, começar sua jornada empreendedora. Vale destacar que franquias são sempre boas opções para quem deseja empreender, já que você apostará em uma marca sólida e contará com o know-how e o suporte da empresa franqueadora. O que facilita e muito a empreitada.

Então pesquisar por boas franquias pode ser um bom começo.

Uma coisa não exclui a outra:

Além de tudo que já pontuamos, é sempre bom lembrar que abrir um negócio próprio, não impede que você também tenha um dinheiro investido em fundos de renda fixa, ações, entre outros. Muito pelo contrário. Se você optar por abrir um negócio próprio, assim que ele começar a dar lucro, você poderá aplicar uma parte do dinheiro e, assim, obter ainda mais segurança nos anos que virão. Ou seja, se você quer mesmo empreender, mas está em dúvida porque essa empreitada oferece mais risco, essa é a hora de colocar seus sonhos em prática.

Planejando bem, empreender é uma jornada que vai dar muito certo e ainda trazer outros benefícios como maior qualidade de vida, satisfação pessoal e outras questões que apenas deixar o dinheiro investido com certeza não irão te trazer.

A Amiste Café:

Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio, mas não sabe muito bem por onde começar, você precisa conhecer a Amiste Café. Somos uma franquia B2B de soluções em café que atua em um ramo inovador e único no mercado. Trabalhamos com as melhores máquinas, os melhores insumos e temos unidades espalhadas por várias regiões do país. Vem empreender com a gente! Visite nosso site e saiba mais informações.