O que é OCS e porque vale a pena investir nesse setor?

Se você, como quase todo brasileiro, gosta muito de tomar café e se interessa pelo assunto, pode ser que já tenha ouvido falar em OCS. O termo nada mais é do que a sigla para Office Coffee Service (algo como “serviço de café para escritórios” em uma tradução livre) e abrange todo o mercado “fora do lar”, ou seja, máquinas de café que estejam localizadas em lojas, empresas, academias, entre outros.

Esse segmento é um mercado que tem crescido a cada ano, principalmente no Brasil, por isso, investir nele pode ser um negócio bastante lucrativo. Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens de se investir em empresas OCS. Confira:

O que é OCS?

Em primeiro lugar, é interessante entender o que é exatamente o OCS. Como já explicamos, a palavra é uma sigla para Office Coffee Service e diz respeito a serviços de café que estão localizados fora da casa do consumidor. Ou seja, em suma, são máquinas de café que estão instaladas em locais como escritórios, lojas, consultórios médicos, academias, escolas, universidades, entre outros. Sabe aquela máquina de café que está disponível na sala de espera do consultório do seu médico? Então, aquela máquina faz parte do mercado OCS.

Há espaço para investir em OCS no Brasil?

Você já entendeu o que é OCS, mas aí vem aquela dúvida: será que existe espaço para investir neste mercado no Brasil? As pessoas estão mesmo interessadas em tomar um cafezinho fora de casa, esperando para serem atendidas em consultórios ou lojas, ou depois que saem da academia ou da escola?

Bem, a resposta é sim.

O brasileiro é, em geral, um povo apaixonado por café. Uma pesquisa realizada em 2017 pela Euromonitor International apontava que, na época, mais de 34% dos brasileiros já consumiam café fora de casa, seja em cafeterias ou em máquinas de café. A tendência é que esse mercado siga crescendo. Afinal, com o cotidiano acelerado, nem sempre há tempo para saborear (com calma) um cafezinho no conforto de nossos lares. O que leva ao fato de que a praticidade de ter uma máquina de café ao seu alcance acabe por facilitar e impulsionar o consumo da bebida no decorrer do dia.

Aqui, vale também lembrar, que o consumo de café fora de casa é uma tendência crescente em outros países como Estados Unidos, México e China. Ou seja, é natural que o mercado brasileiro também siga o mesmo curso.

Vale a pena investir em OCS?

Como já falamos no tópico anterior, vale.

Mas é importante lembrar que vender máquinas de café pode não ser a alternativa mais interessante. É muito improvável que uma empresa que pense em colocar uma máquina de café na sua sala de espera ou escritório resolva comprar esta máquina. O mais comum é que escritórios e empresas aluguem os equipamentos por um tempo determinado.

Por isso, investir em aluguel de máquinas de café pode ser um negócio bastante lucrativo, além de inovador. E como começar um negócio do zero pode ser um desafio grande demais, investir em uma franquia neste segmento pode ser uma boa alternativa.

A Amiste Café:

A Amiste Café é uma franquia de aluguel de máquinas de café, com unidades espalhadas por diversas regiões do país. Possuímos um modelo de negócio inovador e lucrativo, que tem feito nossos franqueados muito satisfeitos. Aqui na Amiste Café, trabalhamos apenas com as melhores máquinas e os melhores insumos do mercado. Quer saber mais e entender como você pode ser nosso franqueado? Visite nosso site e saiba mais!