Pesquisa de mercado: por que ela é importante para o seu negócio?

Empreender é o objetivo de muitos brasileiros. Afinal, ter um negócio próprio é um daqueles passos que podem mudar por completo a vida de uma pessoa. Mas se você está pensando em abrir uma empresa, seja ela de qual segmento for, é muito importante entender o mercado no qual você irá investir. E para evitar problemas ou equívocos, uma boa pesquisa de mercado é um passo muito importante antes da implementação do negócio.

E se você ainda não sabe muito bem como funcionam as pesquisas de mercado e qual é a verdadeira importância delas para o sucesso do seu negócio, nós reunimos aqui algumas informações importantes:

O que é uma pesquisa de mercado?

Antes de mais nada, é preciso entender o que vem a ser exatamente uma pesquisa de mercado. Ela nada mais é do que um estudo bastante detalhado das condições atuais do mercado no qual você deseja investir. A partir de questionários, você conseguirá avaliar questões que te ajudarão a identificar desafios, problemas e oportunidades. A partir daí você pode montar estratégias para atingir seus clientes, ou até pensar em um outro segmento para investir, caso a pesquisa de mercado não tenha tido resultados tão satisfatórios quanto o esperado.

Qual a importância de uma pesquisa de mercado:

1. Você entende se vale mesmo a pena investir:

Uma das principais vantagens de se fazer uma pesquisa de mercado antes de abrir um negócio, é entender se aquele negócio vale mesmo a pena. Lembre-se que a pesquisa de mercado mapeia o segmento no qual você deseja investir e, assim, é possível perceber se aquele empreendimento é mesmo rentável. Imagine por exemplo que você está pensando em investir em uma franquia de bolos. Depois da pesquisa de mercado, você acaba descobrindo que, na sua cidade, já existem lojas de bolo demais e que os clientes não estão interessados em conhecer um novo negócio nesse segmento. Nesse caso, o melhor a se fazer é repensar a estratégia e se perguntar se é mesmo interessante seguir por aquele caminho.

2. É possível conhecer melhor o seu cliente:

Outra vantagem da pesquisa de mercado é conseguir mapear o perfil do seu futuro cliente. Você consegue saber mais sobre a faixa etária, classe social e interesses do seu público-alvo. A partir desses dados, fica muito mais fácil montar uma estratégia que realmente funcione na hora de abrir seu negócio. Além disso, já saber para que público você irá vender, facilita inclusive decisões importantes como: escolha do ponto de venda, identidade visual, contratação dos funcionários, entre outros.

3. Você conhece as oportunidades:

Pesquisas de mercado também servem para mapear oportunidades. É sempre bom lembrar que o sucesso de um negócio depende muito de você entender quais são as necessidades do mercado para aí sim pensar em um empreendimento que consiga atingir às expectativas do seu potencial cliente. Uma pesquisa de mercado bem-feita permite que você consiga enxergar quais são as oportunidades dentro do mercado no qual deseja investir e, a partir daí, fazer as escolhas corretas.

4. É mais fácil evitar equívocos:

Outra grande vantagem de ter uma pesquisa de mercado sólida antes de abrir um negócio, é evitar erros e equívocos. Se você conhece sobre o mercado no qual deseja investir, fica muito mais difícil que você faça escolhas erradas. E em tempos de economia instável, minimizar erros e evitar passos em falso é muito importante para que você não acabe perdendo dinheiro.

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