Pesquisas de satisfação: como elas podem ajudar o meu negócio?

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Quem tem uma empresa com certeza já ouviu falar que “o cliente tem sempre razão”. Isso pode não ser uma verdade absoluta, mas se tem algo que pode ajudar o seu negócio a prosperar, é manter os clientes satisfeitos. E é justamente para saber o que os clientes estão achando dos serviços da sua empresa que foram criadas as pesquisas de satisfação. Mas será que essas pesquisas fazem mesmo diferença no sucesso de um negócio? A verdade é que sim. E nós explicamos como uma pesquisa bem-feita pode fazer com que a sua empresa prospere ainda mais:

O que é uma pesquisa de satisfação?

Uma pesquisa de satisfação, nada mais é do que um questionário que o seu cliente responde para que seja possível entender se ele está insatisfeito com algum aspecto do serviço que a sua empresa presta: atendimento, entrega, pós-venda, entre outros. Por meio das pesquisas de satisfação é possível entender o que não está funcionando e buscar melhorar para melhorar os resultados do seu negócio.

Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar o meu negócio?

1. Você entende exatamente onde está errando:

Um dos principais desafios de uma empresa é entender onde estão os problemas. Às vezes o seu negócio não está faturando como o esperado e você não consegue entender muito bem de onde está vindo o problema. Pesquisas de satisfação podem ajudar muito nesse aspecto porque elas podem mostrar que às vezes a questão é algo muito mais simples do que você imaginava. Nem sempre é preciso um investimento muito alto no negócio para corrigir problemas. Às vezes uma simples adequação no atendimento, ou uma melhora no serviço de entrega já podem melhorar os seus resultados e aumentar a satisfação do seu cliente com a sua empresa.

2. Você consegue fidelizar clientes:

Clientes gostam de ser ouvidos. Para que uma empresa tenha sucesso, tão importante quanto oferecer um produto ou um serviço de qualidade, é ter um bom relacionamento com os seus clientes. Pesquisas de satisfação também servem para isso: para mostrar ao seu público que a empresa se importa com aquilo que eles pensam. Se um cliente teve um problema com a sua empresa, seja no atendimento, seja na entrega do produto, seja na hora da compra, ele com certeza vai ficar frustrado. Mas se você consegue reverter essa frustração mostrando que ouviu aquela reclamação e vai buscar resolver o problema relatado, as chances desse cliente começar a confiar de verdade na sua empresa aumentam muito. Pesquisas de satisfação servem para mostrar que você se importa com seus clientes e em contrapartida, eles começam a ter uma relação mais próxima com a sua empresa.

3. Você entende quem é seu público:

Um dos principais equívocos de quem tem uma empresa é achar que sabe o que o cliente quer. Às vezes o que você acha que precisa oferecer ao seu público, não é aquilo que ele quer. É por isso que pesquisas de satisfação são tão importantes. A partir delas você entende quem é realmente o seu público. E a partir daí é possível fazer mudanças que realmente impactem os resultados da sua empresa.

4. Você melhora seus resultados:

Com tudo isso que já pontuamos somado, já é possível entender que as pesquisas de satisfação são essenciais para melhorar os resultados da sua empresa. Afinal, diminuindo erros, entendendo seu público e fidelizando os clientes, é natural que as suas vendas aumentem e que os seus resultados melhorem. Ou seja, pesquisas de satisfação são grandes aliadas para quem quer ver o negócio crescer ainda mais.

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