Acidez no café: como controlar?

O café é uma bebida ácida, e essa característica pode dividir muito a opinião de quem o aprecia. Afinal, há quem goste da bebida mais ácida, e outros que preferem ela mais neutra.

A verdade é que a acidez é uma característica natural do café, mas alguns processos durante a produção podem acabar ajustando essa característica no sabor.

A região de cultivo, por exemplo, pode influenciar. Nos locais em que há baixa temperatura, o crescimento dos pés de café é mais lento. Dessa forma, ao final do processo, a bebida terá uma concentração maior de ácido cítrico. Outro ponto bastante importante é quanto à torrefação. Nós já falamos antes aqui em nosso blog sobre como o processo de torra influencia no sabor do café, e com a acidez não seria diferente.

Quanto mais escura for a torra, menor será a sua acidez. Isso acontece porque os ácidos são elementos sensíveis que, quando expostos à alta temperatura, durante a torra, podem se quebrar, diminuindo a sua ação na bebida. Sendo assim, quanto mais clara a torra, maior o nível de acidez.

Fonte: freepik

 

Mas existem também algumas coisas que podem influenciar na acidez durante a preparação. O tempo de infusão, por exemplo, é um desses fatores. Quanto menor for o tempo de infusão, maior será a acidez.

Então, a indicação para quem gosta de café ácido é: deixe a água bem quente e escolha moagem grossa. Assim, a extração da bebida será rápida, mantendo os níveis de acidez altos. E para diminuir, basta fazer o contrário: aumente o tempo de infusão da bebida. Utilize grãos de moagem fina, além de água em temperatura mais baixa, cerca de 90ºC. Assim, as notas ácidas serão extraídas e a sua bebida ficará mais neutra.

Agora que você já sabe, fica mais fácil perceber qual o tipo de café é o seu favorito, e qual a melhor preparação de acordo com o seu gosto!

E se você quiser saber mais a respeito do saboroso mundo do café, não deixe de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email