Benefícios do café para a saúde

O café conta com muitos benefícios para a saúde, pois é um alimento rico em diferentes nutrientes, podendo até ser usado como planta medicinal. Um estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine traz evidências sobre os efeitos fisiológicos da cafeína e do café para o organismo. De acordo com a pesquisa, o consumo moderado pode reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Benefícios do café para o corpo 

Para o cérebro, tanto para as atividades intelectuais quanto para o estado de humor, os efeitos da cafeína são psicoestimulantes, pois ela ajuda a elevar a atividade do sistema nervoso central, atua de forma positiva no humor e no desempenho psicomotor, e aumenta a velocidade de processamento de informações.

Para o coração, a cafeína pode gerar efeitos diferentes, isso porque depende da quantidade ingerida e das condições de saúde de quem ingeriu. Ela pode aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial, a vasodilatação e o fluxo sanguíneo. Dessa forma, se você está saudável, só tem a ganhar com o café. Agora, se você sofre de qualquer problema cardíaco, o ideal é consultar um médico sobre a inclusão do café na sua rotina alimentar.

Em relação aos pulmões, a cafeína pode ajudar o sistema respiratório, já que aumenta a frequência e a intensidade da respiração. Mas, fica o alerta para pessoas que possuam alguma doença respiratória, procurar um médico para inclusão da bebida na rotina. Para o metabolismo, a cafeína é um estimulante do efeito termogênico, podendo agir positivamente no processo de emagrecimento.

Além disso, a cafeína também pode contribuir para o alívio das dores de cabeça. A substância pode ser encontrada na formulação dos medicamentos frequentemente utilizados no combate às dores de cabeça.

Em geral, mesmo trazendo benefícios para a saúde, como todos os excessos podem fazer mal, com a cafeína não é diferente. A dose diária de cafeína recomendada para que a bebida tenha efeitos positivos no organismo é de até 400 miligramas, cerca de 5 xícaras de café por dia.

A cafeína será absorvida e sua atuação no organismo pode durar de 3 a 7 horas, sendo muito variável entre os indivíduos.

Lembrando que o melhor sempre é o autoconhecimento, pois algumas pessoas podem ser mais tolerantes do que outras. Agora que você já conhece os benefícios da bebida, que tal uma xícara de café?

Continue acompanhando nosso blog para sempre se manter informado!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email