Aumentar a produtividade dentro de uma empresa vai muito além de reuniões constantes ou metas agressivas. Ela nasce de um ambiente saudável, de práticas bem definidas e de uma cultura que valoriza o foco, o bem-estar e o tempo de qualidade. Mas como fazer isso na prática?
1 – Crie uma rotina com pausas programadas
A rotina é necessária para manter a organização e o foco. No entanto, ela só funciona bem quando contempla pausas programadas. Um estudo do King ‘s College London, no Reino Unido, mostrou que realizar apenas 15 minutos de pausa ao longo de um dia de trabalho pode ser benéfico para melhorar a sensação de bem-estar e reduzir o estresse. De acordo com a pesquisa, a prática pode melhorar em 22,5% o estado mental de funcionários que trabalham em escritório.
Portanto, para implementar pausas estratégicas, pode-se utilizar a Técnica Pomodoro ou o Princípio de Pareto, onde o tempo é dividido em blocos para produtividade e para descanso.
2 – Invista em um ambiente que estimule o bem-estar
O espaço de trabalho impacta diretamente no desempenho da equipe. Dessa forma, ambientes bem iluminados, organizados, com áreas para descompressão e elementos que humanizam a rotina contribuem para a motivação e criatividade dos colaboradores.
Por isso, invista em plantas, cadeiras ergonômicas, aromatizadores suaves e iluminação natural. Somados, esses elementos contribuem para a concentração, motivação e, consequentemente, para a produtividade.
3 – Valorize a comunicação clara e empática
Uma equipe produtiva precisa se comunicar com fluidez. Desse modo, ruídos de comunicação são um dos principais gargalos de tempo e performance dentro das empresas. Por isso, é necessário adotar práticas de escuta ativa, reuniões objetivas e canais que favoreçam a transparência.
Por exemplo, é possível começar as semanas com reuniões curtas de alinhamento, evitando microgestão e focando na autonomia dos profissionais.
Dica bônus: o papel do café para aumentar a produtividade
Você sabia que o café pode ser um grande aliado da produtividade no trabalho? Mais do que uma bebida, ele promove pausas de qualidade, sociabilidade e estímulo cognitivo. Pois, o consumo moderado de café está associado ao aumento da atenção, melhora do humor e aceleração do raciocínio.
Além disso, criar um espaço agradável para tomar café pode se tornar um ponto de conexão entre equipes, fortalecendo a cultura organizacional e o clima no ambiente de trabalho.