Como funciona o perfil de torra de café?

A torra do café é um dos pontos chaves na definição do sabor e aroma, pois é a partir dela que se formam algumas características do café. Por isso, ela torna-se um dos principais momentos da produção da bebida.

O calor é algo fundamental na hora da torra do café, pois a temperatura precisa ser monitorada, criando assim uma curva de torra. As curvas de torra podem ajudar a garantir a temperatura ideal, para que seja criado um perfil de torra. 

Os tipos de torra de café podem destacar os sabores e nuances dos grãos. Com este processo, é possível observar as mudanças físico-químicas no grão, levando em média 15 minutos, na exposição a altas temperaturas, que variam entre 180ºC a 240ºC, de acordo com o tipo de grão e a torra desejada. 

É importante controlar de maneira minuciosa o ponto de torra, acompanhando visualmente a evolução da cor dos grãos, ou através da tecnologia. Antes de iniciar a torra, é feita a torrefação, que consiste em colocar os grãos crus em contato com o calor, cuidando para chegarem ao ponto perfeito.

Na sequência, coloca-se o em um grande funil na parte superior do torrador, normalmente o torrador possui um painel que indica a temperatura interna dos grãos e do ar. 

Após a finalização, os grãos são colocados em uma chapa de metal cilíndrica, com furinhos e pás giratórias, com o intuito de resfriar o café e ventilar. Todas essas fases de torra envolvem muita tecnologia, através de softwares e máquinas que podem auxiliar no processo, garantindo um acompanhamento minucioso do início ao fim do processo.

Agora você já conhece como funciona o processo de torrefação, e qual a sua importância na hora de degustar essa bebida! Gostou desta informação? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro do universo do café.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email