Logo Amiste Café

Conheça a diferença entre chá e infusões

Em busca de uma bebida quente reconfortante e repleta de benefícios para a saúde, muitas pessoas recorrem ao vasto mundo dos chás. No entanto, o que pode surpreender alguns, especialmente no Brasil, é que nem todas as infusões de plantas quentes recebem a classificação de “chá”.

Mas afinal o que é chá?

Chá é uma bebida feita pela infusão de folhas secas da planta Camellia sinensis em água quente. Existem diversos tipos de chá, que variam de acordo com o processamento das folhas e o tempo de fermentação. Os principais tipos de chá são chá preto, chá verde, chá branco, chá oolong e chá amarelo.

Além desses, há também infusões feitas com outras plantas, como camomila, hortelã, erva-cidreira, entre outras, que são comumente chamadas de “chá” apesar de não serem derivadas da Camellia Sinensis.

Conheça um pouco mais sobre os tipos de chás

Chá Branco: Feito a partir de brotos jovens da planta Camellia sinensis, o chá branco é conhecido por seu sabor delicado e suave, com notas florais e frutadas.

Chá Verde: Com seu processo mínimo de oxidação, o chá verde mantém sua cor verde vibrante e oferece um sabor fresco e herbáceo, que pode variar de adocicado a ligeiramente amargo.

Chá Amarelo: Similar ao chá verde, o chá amarelo passa por um processo adicional de “amarelecimento”, resultando em um sabor mais suave e menos amargo.

Chá Oolong: Parcialmente oxidado, o chá oolong apresenta uma ampla gama de sabores, desde frutado e floral até mais robusto e torrado, dependendo do grau de oxidação.

Chá Pu-erh: Originário da China, o chá Pu-erh é conhecido por seu sabor terroso e complexo, que muitas vezes melhora com o envelhecimento.

Chá Preto: Totalmente oxidado, o chá preto oferece um sabor robusto e encorpado, frequentemente com notas maltadas e amadeiradas.

Outros chás e infusões notáveis

Chá Mate: Feito a partir das folhas da erva-mate, o chá mate é conhecido por seu sabor estimulante e característico, sendo uma escolha popular nas regiões subtropicais da América do Sul.

Chá de Rooibos: Originário da África do Sul, o chá de Rooibos é naturalmente livre de cafeína e oferece um sabor doce e terroso, com notas de baunilha e mel. Devido à sua ausência de cafeína, é uma opção popular entre aqueles que buscam uma alternativa aos chás tradicionais.

Além dos chás de Camellia Sinenses, Mate ou Rooibos, existem infusões com outras ervas, frutas ou leguminosas, como camomila, hibisco, cascas de frutas entre outros.

Em geral o consumo de chá, principalmente no Brasil, não são consumidos puros e sim misturado com outros produtos a fim de conferir novos aromas e sabores.

Desfrute da experiência com a Amiste Café e a linha de chás e infusões da Talchá

Na Amiste Café, valorizamos a qualidade e a autenticidade dos produtos que oferecemos. Apresentamos a linha de chás e infusões da Talchá, uma marca comprometida em fornecer produtos 100% naturais, livres de conservantes, aromas e corantes artificiais. Convidamos você a explorar nossa seleção de chás e infusões, e descobrir novos sabores enquanto cuida da sua saúde e bem-estar.

Encontre a loja Amiste Café mais próxima e embarque nessa jornada de sabores e benefícios para a saúde.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email