Da planta a prateleira: conheça as fases do cultivo de café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, criada dos grãos do fruto do cafeeiro, e conta com um processo detalhado para então chegar às embalagens, que vão para o seu consumidor. Vamos citar algumas etapas da produção do café e como ele chega até seus apreciadores:

Plantio

O plantio é a primeira etapa nesta longa produção, nele são escolhidas com exigência as sementes, que logo após são levadas a viveiros especiais, permanecendo lá até o momento de serem plantadas.

 Florada

A fase da Florada conta com a fecundação do chumbinho, que futuramente se tornará o fruto do café. O fruto chegará no ponto para ser colhido quando atingir a coloração cereja.

Colheita

Aqui os produtores podem escolher a forma para colher seus frutos, de maneira manual ou mecânica, possuindo a diferença na precisão desta colheita, pois as máquinas fazem um trabalho mais rápido, porém manualmente existirá uma melhor seletividade, evitando os frutos que não estão bons. Vale ressaltar, o custo benefício do maquinário em relação ao trabalho manual. 

 Processamento

Existem várias formas para se processar o café, porém as duas mais utilizadas são Cereja Descascada e Processo Natural. Na Cereja Descascada, são retiradas as cascas e polpas, e somente a semente seca em estufas. No entanto, no processo natural que é a forma  mais antiga e famosa, o café é seco em terreiros ou estufas e demoram de 2 a 4 dias para secarem, e ao contrário da forma anterior, as cascas e polpas não são retiradas para o processo. 

Torrefação

A fase de Torrefação é importantíssima para que o café se transforme na bebida maravilhosa que conhecemos, nesta fase o café cru torna-se o grão seco.

O mestre torrador é de suma importância no momento de traçar o perfil da torra.

A torra clara é feita com objetivo de conseguir um café mais suave, menos amargo e com traços de acidez.

Já a torra média está atrás do equilíbrio, dando um traço aveludado para o café, tornando o seu sabor o ponto ideal para agradar o paladar.

Por fim, a torra escura, visa um café mais saboroso e amargo, porém existe um ponto a ser respeitado, pois aqueles café que são torrados de forma demasiada, podem acabar queimando resultando em uma bebida amarga e de sabor comum. 

Prova

Neste período, chega a hora de classificar a qualidade do produto, definindo assim os defeituosos e imperfeitos, e aqueles que se encaixam nos padrões de avaliação mundial.

Embalo e Distribuição

Por último chegamos ao embalo e distribuição, com muito cuidado para não existir perda de qualidade e mercadoria, os grãos são embalados e distribuídos para os estabelecimentos.

Com todos estes processos executados com excelência, o café chegará com a melhor qualidade na sua xícara,  agora se você quer garantia de sabor, aroma e elegância deve conhecer a linha de produtos da Amiste Café. Acesse a nossa loja virtual ou visite a unidade mais próxima de você!

Fonte: 

Coffee Valore

Agropós

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email