Sabe quando você toma café e o gosto permanece na boca, é aí que entra o retrogosto. O retrogosto do café pode revelar gostos e aromas escondidos ou imperceptíveis para as pessoas, mas, não para quem aprecia um bom café.
O retrogosto faz toda a diferença na experiência de tomar café. A seguir, conheça o que é o retrogosto e como ele é perceptível no café.
O que é retrogosto?
Também conhecido como gosto residual, é o responsável por descrever os sabores, notas e aromas que permanecem brevemente na boca depois de consumir algo. É a experiência sensorial final após a ingestão de alimentos ou bebidas.
Mas o gosto residual não é apenas sobre o sabor. A rigor, o paladar vem da boca, mas o nariz desempenha um papel importante na percepção de aromas e sabores. Afinal, sua boca está ligada à sua cavidade nasal.
As papilas gustativas da língua identificam os sabores, enquanto os nervos do nariz identificam os odores do café. Dessa forma, alguns sabores mais simples, como o amargor, a doçura e a acidez são reconhecidos sem a ajuda do olfato. Por outro lado, sabores mais complexos exigem os dois sentidos.
O que cria o retrogosto do café?
Quando comparado com outras bebidas, os sabores do café permanecem por mais tempo na boca. Isso acontece devido a alguns solúveis diferentes que o café contém. Portanto, eles são responsáveis pelas notas frutadas imediatas e não persistentes.
O retrogosto do café é uma das características do sabor do café, assim como a sensação na boca, acidez, aroma, amargor e doçura. Cafés especiais deixam um retrogosto, o que contribui com a saciedade, dessa forma, você não sente falta da cafeína por um tempo mais prolongado. Já em caso de cafés tradicionais e extraforte, essa permanência de retrogosto não ocorre, justamente por conter grãos verdes que fecharão as papilas gustativas e farão com que apenas tome em busca da cafeína.
A seguir, entenda como a qualidade contribui para a percepção sensorial.
A qualidade da acidez é responsável pelo sabor fresco do café e está relacionado a sabor residual e quanto tempo permanece no paladar. Se for mais ácido, apresentará um sabor prolongado, já se for menos ácido, desaparecerá rapidamente.
A doçura natural é outro componente essencial do sabor. Cultivado e colhido com cuidado, o café torrado de forma adequada deixará um sabor agradável e doce na boca. Além disso, um café de qualidade, também permite que o aroma seja sentido mesmo depois de engolir o café, por meio do olfato retronasal.
Embora a amargura seja um dos componentes de um sabor de café equilibrado, não é uma qualidade desejável do retrogosto. Se for intenso persistir por muito tempo após engolir ou for forte demais, isso pode indicar café mal torrado e com excesso de extração.
Agora que você já sabe como identificar o retrogosto, da próxima vez que for tomar um café, lembre-se de observar os sabores que permanecem na boca!