Por que o café gelado ainda é estranho para os brasileiros?

Apesar de ser a segunda bebida mais consumida no Brasil, o café gelado ainda está ganhando a confiança dos brasileiros aos poucos. Isso levanta a questão: por que, em um país onde o café é quase uma paixão nacional, não temos o hábito de saborear sua versão gelada? 

 

Qualidade do café

O café é uma bebida versátil, com diversas variedades. No topo da pirâmide, encontramos o café especial, seguido pelo café gourmet e superior. Na base da pirâmide, está o café tradicional ou extra-forte, consumido popularmente em nosso país.

O café tradicional, muitas vezes é produzido com matéria-prima de qualidade inferior, apresentando defeitos como grãos imaturos ou passados e apodrecidos, impurezas e outros elementos indesejáveis. Para disfarçar essas imperfeições, ele é torrado excessivamente, resultando em um café extra-forte, caracterizado por seu sabor amargo.

Quando esse café é resfriado, sua amargura torna-se ainda mais pronunciada. Isso explica por que o café frio não é uma escolha popular.

 

Sensibilidade ao calor

Nossos paladares são menos sensíveis aos sabores quando os alimentos e bebidas estão muito quentes. O café tradicional, devido à sua natureza amarga, é geralmente consumido em temperaturas muito elevadas. 

Quando o café comum esfria ou atinge a temperatura ambiente, perde a maioria de suas características, levando as pessoas a rotularem o café gelado ou frio como “desagradável”.

 

Qualidade é a chave para o café gelado

O café gelado tem muito a oferecer quando feito com ingredientes de qualidade. À medida que a bebida esfria, os sabores, a doçura e as notas sensoriais se tornam mais evidentes. É por isso que o café gelado é uma presença comum em cafeterias que trabalham apenas com cafés gourmets e/ou especiais.

 

Receita para testar em casa

Café coado com laranja

Ingredientes

2 fatias de laranja

20g de café Moca Sul de Minas (2 colheres de sopa)

200ml de água fervida

gelo

 

Modo de preparo

Faça a pré-infusão do café normalmente. Antes de partir para a infusão completa, adicione uma fatia de laranja ao pó de café e continue a extração. 

Em um copo, adicione gelo, uma fatia de laranja e o café.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email