O café é parte da história do povo brasileiro. Muito mais que uma bebida, os grãos são fonte de sustento para muitas empresas e famílias que trabalham com a cafeicultura, além de ser o velho companheiro, seja para uma boa conversa, para uma reunião de trabalho ou somente para combater o cansaço. Ele sempre está presente de diferentes formas no nosso cotidiano.
A espécie Arábica hoje é a mais cultivada nas terras brasileiras, representando cerca de 76,4% da produção nacional, enquanto o Café Canéfora é responsável por 23,6%. A espécie Arábica é a mais difundida no Brasil, principalmente no que diz respeito às variedades de café especial, com maior sabor e qualidade. O Canéfora é mais resistente a pragas e doenças, tendo um custo de produção mais baixo do que é conhecido, por ter uma qualidade menor.
Além disso, no Café Arábica o teor médio de cafeína é de 1,2%, no Canéfora essa concentração chega a 4%. Assim, o Arábica apresenta sabor e aroma mais suaves, que permitem a criação de variedades de café mais elaboradas. No Brasil, a maioria dos cafés comerciais, mais populares, são feitos com um blend das duas espécies, a fim de reduzir o preço e trazer um pouco das propriedades de cada um. Os cafés especiais são 100% Arábica.
A seguir, conheça os principais tipos de café Arábica.
1 – Catuaí
O Catuaí é um dos grãos mais cultivados no Brasil.
É a variedade mais indicada para quem prefere o café sem açúcar, pois é uma bebida leve e suave em acidez. O Catuaí tem ainda duas ‘subvariedades’, o Catuaí Amarelo e o Catuaí Vermelho. A versão amarela pode ser um pouco menos encorpada, sendo comum encontrar blends entre as duas cores.
2 – Bourbon
O Bourbon também é um muito indicado para a produção de cafés especiais, porém ele apresenta um sabor um pouco mais suave e adocicado, com uma textura achocolatada e um aroma intenso. Assim como o Novo Mundo, é uma planta sensível a pragas e doenças, por isso tem uma produtividade baixa e, consequentemente, um custo mais elevado.
3 – Mundo Novo
O Mundo Novo é muito procurado quando se trata de cafés especiais, pois são grãos de alta qualidade e propiciam um café com aroma suave e sabor marcante. Como é bastante propenso à ferrugem, ele precisa de cuidados especiais, o que deixa um pouco mais cara a sua produção.
4 – Acaiá
Uma variedade que produz um café mais suave, aromático e com notas frutadas. Ainda apresenta um sabor achocolatado e acidez média.
5 – Icatu
É uma variada indicada para café expresso, por ser bem encorpado. Além disso, apresenta notas frutadas e boa acidez. Pode ser subdividida em Icatu Vermelho, Icatu Amarelo e Icatu Precoce. Essa variedade resulta de cruzamentos entre grãos Bourbon e Mundo Novo.
Agora que você conheceu tantas variedades, chegou a hora de provar cada um e escolher qual seu preferido para cada momento. Continue acompanhando nosso blog para sempre ficar atualizado sobre o mundo do café!