Quais particularidades tornam um café especial?

Para que o café seja considerado especial, ele deve ter no mínimo 80 pontos na escala de classificação de cafés especiais, da Specialty Coffee Association – SCA, apresentando um elevado potencial de expressão de aroma e sabor na hora de sua prova. Além disso, é necessário levar em consideração também as condições em que os grãos foram produzidos. 

Tudo se inicia no cultivo, quando sua produção exige um alto conhecimento, uma vez que é necessário entender se o clima é adequado para o plantio e administração durante o processo, até a colheita.

Por se tratar de uma fruta, é necessário que a colheita seja feita quando maduros, aumentando a chance de uma matéria prima de excelência.

É importante entender que a região também interfere de maneira geral na qualidade dos grãos. A altitude, solos com fertilidade construída, temperaturas amenas e com volume de chuvas são condições ideais para que tenha um bom resultado. 

Outro passo importante é o ponto de torra, afinal, neste momento é que é intensificado o aroma, grau de acidez, amargor e corpo, tornando esse processo um dos passos fundamentais para o resultado final da bebida.

A torra, e moagem e o método de preparo são fundamentais para que o processo seja concluído com sucesso, por isso algumas características essenciais que precisam ser observadas são:

Aroma 

Sabor

Doçura

Acidez

Corpo

Os cafés especiais são os grãos da mais alta qualidade e sabor que você pode encontrar, e isso tem tornado a sua procura cada vez maior. De acordo com o relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a exportação de cafés especiais correspondeu a 7,9 milhões de sacas em 2020, o maior volume dos últimos cinco anos.

Os cafés especiais são ideais para quem gosta de saborear uma experiência completa, capaz de despertar sentidos. E aqui na Amiste Café você conta com a linha de cafés especiais Seleções. Acesse o nosso site e leve para a sua casa toda essa experiência.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email