Que todo mundo ama tomar um bom café, isso não é novidade para ninguém. Mas você sabia que diversos fatores podem influenciar no sabor da bebida?
A espécie do grão, o tipo de torra e o formato dos grãos podem interferir no sabor final. E hoje, para te ajudar a entender um pouco melhor sobre essas fases, trouxemos algumas informações que podem te ajudar entender melhor o que é considerado um café de qualidade, veja só:
Espécie do grão
A espécie do grão é um fator determinante do sabor. Hoje existem duas principais variantes, a Robusta e a Arábica.
O café Robusta pode ser cultivado ao nível do mar, possui um crescimento rápido e uma safra muito maior que da outra variedade. Além disso, ele é mais intenso e amargo. O café Robusta possui um valor menor, e costuma ser usado em misturas de café.
O café Arábica oferece um sabor mais equilibrado. Ele precisa ser cultivado em locais com altitude maior que 800 m, por causa do clima. O café Arábica possui diversas propriedades que mantém a acidez e a doçura equilibradas, tornando-se o favorito dos consumidores.
Tipo de torra
A torra do café é um dos processos mais importantes dentro da produção. Ela pode interferir no aroma, sabor, acidez e até no corpo da bebida, que pode variar de acordo com a curva de torra definida. Existem três tipos de torra: clara, média e escura.
A torra clara resulta em um café mais ácido e suave. O café de torra clara é menos amargo e menos encorpado, pois preserva os óleos aromáticos. Esse tipo de café é ideal para as máquinas de café espresso.
Já a torra média é um ponto de equilíbrio entre acidez, aroma e amargor. Esse tipo de torra acentua um pouco mais o corpo da bebida, e torna-se ideal para cafés espresso e cafés filtrados.
A torra escura do café oferece uma bebida menos ácida e mais amarga. Devido à torra mais longa, o amargor é bastante acentuado, dando a sensação de um café mais forte.
Oxidação do café
Quando está em contato com o oxigênio, o café sofre um processo de oxidação, assim como várias outras substâncias. Quanto mais oxidado o café, menos ele manterá o sabor e o aroma originais.
Para retardar esse processo e garantir mais sabor, por mais tempo, o ideal é que o café seja moído apenas na hora do preparo. Dessa forma seus elementos são preservados por mais tempo.
Essas são algumas das características levadas em conta na hora de classificar a qualidade dos cafés. Mas vale lembrar que, por conta das alterações de sabor final, é interessante pensar o que agrada o seu paladar!
Você gostou dessas informações? Não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro desse saboroso universo.