A pontuação dos cafés especiais

O café especial é todo aquele que tem notas acima de 80 pontos na escala de pontuação (SCA) que vai até 100. Os pontos do café especial vêm de uma metodologia criada pela SCA (Specialty Coffee Association), sendo a principal no mundo para classificação sensorial de cafés, principalmente de cafés especiais.

A avaliação é feita por meio de provas de um mesmo grão, conhecidas como cupping, a cargo de um profissional com certificação oficial chamado Q-grader. É ele o responsável pela pontuação, certificação e laudo dos cafés. Lembrando que esse laudo tem validade mundial. Para os cafés especiais, analisam-se onze atributos, considerando cinco xícaras de cada amostra no mínimo. Os onze atributos são: fragrância e aroma, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, equilíbrio, uniformidade, ausência de defeito e conceito final.

Cada atributo receberá uma nota de 6 a 10 e, ao final, todas serão somadas para compor a nota final do café. Essa nota final é a que vai na embalagem. A pontuação vai até 100, e para um café ser considerado especial ele precisa obter uma pontuação a partir de 80. O processo de produção do café segue parâmetros pré-estabelecidos de tempo de torra, coloração dos grãos torrados, padronização da moagem e temperatura da água, entre outros.

É importante entender que as notas sensoriais e a pontuação fazem referência à primeira avaliação do grão antes de ser comercializado. Por isso, as notas sensoriais podem ser diferentes, já que os processos de torrefação são diferentes dos utilizados durante a avaliação.

Produção dos cafés especiais 

Os cafés especiais são originários da variedade Arábica. Geralmente eles são cultivados em climas quentes durante o dia e frios à noite e são plantados em altas altitudes, de preferência, acima de 1000 metros. Quanto mais perto da linha do Equador, melhor a qualidade. Se estiver mais longe, deve ser plantado em altas altitudes.

Além disso, os produtores precisam ter um cuidado especial durante todo o processo, desde a escolha das mudas, o preparo do solo, plantio, adubação e todo o desenvolvimento.

Agora que você conhece a pontuação dos cafés especiais, confira a linha de cafés especiais da Amiste.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email