Cafeteira Italiana (Moka): tudo o que você precisa saber sobre

Cafeteira Italiana (Moka)

A Moka, oficialmente conhecida como cafeteira italiana, foi criada por Alfonso Bialetti em 1933 e rapidamente se tornou um item essencial nas cozinhas italianas. Esta invenção transformou a forma como o café era preparado, popularizando-o tanto na Itália quanto globalmente. 

A seguir, vamos falar sobre a sua origem, como funciona e um passo-a-passo para você aprender a fazer em casa. Acompanhe!

A origem da Cafeteira Moka

O nome “Moka” é uma referência à cidade de Mokha, no Iêmen, uma das regiões mais antigas e renomadas na produção de café. O modelo original é octogonal, feito de alumínio e possui uma cintura estreita. Desde seu lançamento, o design passou por poucas alterações, mantendo a tradição da marca.

Inicialmente, a produção da Moka foi artesanal e restrita ao mercado local, resultando em vendas modestas até o final dos anos 1940. Foi nos anos 1950 que a Moka se consolidou como líder de mercado, levando ainda mais longe a tradição da Bialetti. 

Como funciona a Cafeteira Italiana (Moka)?

A cafeteira italiana é composta por dois compartimentos principais. A parte inferior contém a água e fica em contato direto com o fogo, enquanto a parte superior tem um formato octogonal semelhante a uma forma de pudim, com um orifício central onde o café pronto é depositado.

A bebida é transferida para o compartimento superior por meio de um tubo central com dois orifícios na parte superior. A pressão da água quente faz com que o café passe por esse tubo. Quando a água esquenta, ela passa pelo pó de café, já que a pressão atmosférica na parte superior é menor do que a pressão da parte inferior.

O pó de café é colocado em um filtro metálico perfurado, conhecido como funil, que fica entre os dois compartimentos. À medida que a água sobe, ela passa pelo café no funil. Dentro do compartimento superior, há uma placa metálica perfurada, o filtro, junto com um anel de vedação. Isso garante que apenas o líquido, sem os grãos de café, chegue ao compartimento superior, resultando em uma bebida pura e consistente.

Passo-a-passo para utilizar a Cafeteira Italiana (Moka)

A seguir, veja os passos necessários para fazer um café de qualidade:

1 – Adicione água no compartimento inferior da cafeteira até a altura da válvula de segurança. Dica extra: adicione a água já quente, para evitar que o café demore muito tempo para ter o contato com a água e comece seu processo de oxidação recebendo calor.

2 – Coloque o pó de café no funil metálico, que se encaixa dentro da base. Não pressione o pó e use uma moagem média, semelhante ao açúcar cristal para evitar os “fines” e um café com mais resíduos. 

3 – Enrosque a parte superior da cafeteira girando no sentido horário. Se desejar, respingue um pouco de água na parte superior para proteger a bebida ao tocar as paredes de alumínio.

4 – Quando perceber que o café está subindo para o compartimento superior, feche a tampa e apague a chama para evitar que a água continue a ferver.

5 – Quando todo o café tiver subido, ele estará pronto para servir. 

Seguindo essas etapas, você garantirá um café saboroso e bem preparado na sua cafeteira italiana Moka.

Ainda ficou com alguma dúvida? Confira o vídeo abaixo e veja na prática como usar a Moka Express, a primeira cafeteira italiana da marca Bialetti e ainda hoje a mais conhecida e procurada mundialmente.

Lembrando que você pode comprar a sua Cafeteira Italiana (Moka) na Amiste Café mais perto de você ou pela nossa loja online

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email