Logo Amiste Café

Como fazer cupping em casa

O cupping, uma prática profissional de degustação de café, é uma ferramenta de grande importância no mercado cafeeiro. No entanto, isso não significa que não possa ser uma técnica acessível, muito menos que não possamos tentar fazer em casa.

Esta técnica de degustação de café ganhou destaque em 1999, quando foi utilizada no primeiro concurso CoE (Cup Of Excellence) para avaliar e selecionar o melhor café do país, proporcionando visibilidade e retorno financeiro ao produtor. Desde então, foi padronizada pela SCA (Specialty Coffee Association) para estabelecer uma linguagem universal na indústria cafeeira, permitindo que todos se entendam ao avaliar e selecionar café, seja durante a compra, venda, avaliação técnica ou competição.

É um método de prova que possibilita a avaliação de vários cafés simultaneamente. Nós separamos algumas dicas sobre como realizar um cupping em casa, confira!

Passo a passo de como fazer o cupping em casa

Respeitando as condições essenciais para realizar um cupping com qualidade, elaboramos uma lista de itens necessários para que você possa realizar essa prática confortavelmente em casa. Confira a relação do que será preciso:

  • Um ou mais tipos de café de sua escolha, em grãos ou moído na consistência média;
  • Recipientes com o mesmo volume (copos, xícaras ou canecas. Caso não tenha recipientes com o mesmo volume, mantenha a medida igual para todos);
  • Colher (pode ser uma colher específica para cupping, como a de molheira ou de açucareiro, ou mesmo uma colher comum);
  • Balança;
  • Água quente;
  • Copo;
  • Cronômetro (pode ser o do celular).

Passo 1

Se a sua xícara comportar 180 ml, por exemplo, será necessário colocar 10 g de café em cada xícara. É preferível moer o café instantes antes do preparo, mas se isso não for viável, não tem problema. Utilize uma moagem média, apropriada para coadores ou cafeteiras italianas.

Passo 2

Coloque a quantidade correta de café moído nos recipientes (mantendo a mesma medida em todos os copos ou xícaras) e organize os pacotes atrás de cada xícara para facilitar a identificação.

 

Passo 3

Ferva água suficiente para preencher todos os recipientes de uma vez. Reserve um copo com água limpa entre eles para higienizar a colher utilizada. Inicie o cronômetro e despeje a água sobre o café em movimentos circulares, com cuidado para misturar bem. Preencha o recipiente até a borda, sem mexer após essa etapa.

Passo 4

Aguarde 4 minutos para a infusão (cronometrado) e utilize as costas da colher para suavemente quebrar a crosta formada na superfície, evitando afundar no café decantado. Este é o momento de sentir os aromas com maior intensidade enquanto cheira o café. Após esses passos, aguarde 10 minutos cronometrados antes de degustar o café. 

Passo 5

Para degustar, coloque um pouco de café na colher e aspire como se estivesse soprando para dentro, distribuindo as gotículas e sabores pela boca. Faça isso com atenção, percebendo as sensações na boca e as memórias evocadas pelo café. O café revela diferentes características em diferentes temperaturas, então é aconselhável degustá-lo em três momentos distintos, entre 15, 25 e 35 minutos, para apreciar plenamente todas as nuances.

Agora que você já sabe como funciona, que tal testar na sua casa? Para isso, indicamos a Linha Seleções, você pode comprar pelo site ou ir até uma de nossas franquias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email