Os princípios básicos para a produção de cafés especiais

Os critérios para a classificação de cafés especiais no Brasil começaram a ser utilizados há mais de três décadas, desde a criação da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).

Para saber tudo sobre os princípios básicos de fabricação desse tipo de café, continue a leitura!

Primeiro princípio: manejo integrado de pragas e doenças

Uma lavoura livre de pragas e doenças, é o primeiro fator determinante para um café de boa qualidade.

Segundo princípio: monitoramento pré-colheita

Nos dias antecedentes a colheita, é recomendado a visita aos talhões para acompanhamento da maturação e granação dos frutos.

Terceiro princípio: avaliação da maturação dos grãos

A avaliação das plantas que representam a média do talhão devem ser realizadas para que a uniformidade dos frutos, ainda durante a pré-colheita, seja certificada.

Quarto princípio: análise de potencial de qualidade

É o processo de verificação na pré-colheita, servindo para avaliar o nível de qualidade dos frutos maduros em cada talhão.

Quinto princípio: planejamento de colheita e pós-colheita

São as etapas essenciais para garantir um índice de qualidade superior dos grãos.

Sexto princípio: manejos durante a secagem

Se o processo de secagem é realizado em terreiro, é necessário que o cafeicultor cuide das espessuras das camadas do café, do revolvimento durante o processo de secagem, numero de dobras, controle de temperatura, e do enleiramento e cobertura do café depois da meia-seca. Já no caso do uso de secadores, é necessário prestar atenção no controle de temperatura na massa de grãos.

Sétimo princípio: armazenamento dos grãos

Depois da secagem, assim que os grãos apresentarem teor de água por volta de 11%, é preciso ter uma estrutura adequada para armazenar os grãos, pois isso faz toda a diferença na manutenção da qualidade do café.

Oitavo princípio: time especializado e regulação de equipamentos

Um time bem treinado e capacitado também é um dos fatores necessários para cumprir as boas práticas na produção de cafés especiais, além de bons equipamentos a disposição.

Agora que você já sabe tudo sobre os princípios básicos para a produção de cafés especiais, conheça a nossa linha Seleções!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email